quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Fedor Emalianenko e o Xadrez.


Antes de mais nada, vamos as explicações: ultimamente tenho me interessado muito por xadrez, graças ao seriado Twin Peaks (que pretendo fazer um post sobre ele em breve). E dia desses em um topic do fórum CDMJ, vi pela primeira vez uma luta de MMA. Eu conhecia de nome, mas nunca tinha visto mesmo uma luta. Mas ao ver os vídeos postados, meu interesse foi instantâneo. E logo comecei a montar uma relação entre esses dois jogos que ocupam a minha mente. Não sei se eles são semelhantes, mas nesse post vou tentar compara-los, na meu paradigma de completo amador, tanto no tabuleiro quanto no ringue.
Fedor Emalianenko é considerado o melhor de MMA da atualidade. Russo, nascido em 1976. O que acompanhei das lutas que vi pelo youtube, é que Fedor soma características espalhada por outros lutadores. Além de muito forte, é rápido, ao mesmo tempo em que parece paciente, mesmo quando está em desvantagem, ele espera o erro do adversário, para acabar com ele de uma vez. Aplica socos em uma velocidade absurda. Não vi ele fazendo nenhuma firula durante as lutas, não tenta fintas nem nada.
Em diversos sites, muitos dizem que ele é "imbativel" , “ninguém chega a seus pés”, ele é considerado um verdadeiro mestre do MMA, mas ironicamente ele é totalmente diferente dos mestres de um outro jogo muito famoso em seu pais: o xadrez.
No xadrez, quando você se torna um jogador considerável, você sabe muitos ataques e muitas defesas. Já tem o conhecimento do que é um ataque inglês ou uma defesa francesa. Em um jogo amador, mesmo de alto nível, os jogadores meio que já vão seguindo esses ataques e defesas já conhecidas, meio que seguindo uma cartilha. O diferencial dos mestres como Capablanca, Bobby Fischer entre outros são as jogadas totalmente inovadoras...Coisas que você fala “Cacete como o cara fez isso?!”.
Onde quero chegar dizendo isso? Fedor é simples lutando, sem firulas, não quer inovar nem mudar a MMA, ele é o melhor dentro daquilo que existe. E é um mestre. Os “grandes” do xadrez são inovadores e fazem jogadas que mudam o modo de ver o próprio jogo. Mesmo sendo tão opostos, ambos os pensamentos levam a vitória, nesse momento chegam a um ponto em comum. A URSS tinha uma sequência de grandes campeões do xadrez, até aparecer Fischer e acabar com a hegemonia soviética. Agora invertendo os papéis (assim como o estilo de jogo), Fedor é o imperador. Será que vai aparecer um lutador americano, de golpes mirabolantes para tirar a coroa de Fedor? Difícil...
Desculpe pelo post besta, e deve haver diversos erros, tanto históricos, quanto sobre o próprio xadrez e a MMA, mas resolvi postar para tentar linkar esses dois jogos que me fascinam!
OBS: Um amigo me falou que existe um movimento no xadrez que recebe o nome de Machado de Assis, porque foi o próprio que “descobriu” o lance. Já pensou se depois aparece um golpe no MMA nada a ver tipo “Glauber Rocha” huahuauhauhauha
OBS2: Quando eu estava na GV ainda, saiu uma “Superinteressante” que tinha como curiosidade, um ranking dos 10 esportes mais bizarros do mundo. Tinha coisa como “Passar roupa em lugares extremos” ou “Pólo com elefantes”. Mas o primeiro lugar era do “Xadrez-boxe”. Um jogo em que você ficava um tempo (sei lá, 2 minutos) jogando xadrez, depois ficava um tempo no boxe, depois voltava para o xadrez! Ganhava quem derrubasse ou desse um Xeque mate no adversário!
Agora imagina um jogo desses, Fedor contra Fischer!

2 comentários:

iluminati disse...

ae catota, eu axo q o q faz com q o xadrez seja tão mais inovador eh o numero de ferramentas que vc ofereçe, um jogo/esporte eh tão mais interessante quanto mais alternativas ele possui de estrategia, no caso do mma a sua unica arma eh seu proprio corpo, a menos que o cara atinga uma velocidade/força/destreza sobrehumana pra fazer algo inacreditavel, num vai mudar mta coisa, ja no xadrez vc tem 16 peças, 6 diferentes "poderes" que podem ser combinados em 64 espaços do tabuleiro, isso da uma versatilidade altissima, e até por isso q acredito q o dota faça tanto sucesso, ja ta la perto de 100 heros, cada qual com 4 poderes (alguns mais) e uns 70 itens, a variedade faz do jogo capaz ou n de aceitar inovações, na minha opnião

Nathalia disse...

hahaha
meu, xadrez é mto legal mesmo, eu curto!
meu pai tem uns livros,
q eu lia e tentava fazer

mas essa do xadrez boxe foi lindo, o cara faz um movimento q estraga toda a sua jogada e vc vai la e soca a cara dele!
excelente!!!!